
Tipos de pneus: conheça as principais opções e suas diferenças
O pneu é um dos itens mais importantes para o funcionamento de qualquer veículo. Entretanto, são poucas as pessoas que entendem tudo sobre o tema. Quais são os tipos existentes, características e suas utilidades são informações importantes para fazer sempre a melhor escolha.
Separamos a seguir tudo que você precisa saber sobre o tema para garantir a sua segurança e pleno funcionamento do seu carro.
Sobre o pneu
A composição do pneu é feita através da mistura de borracha sintética e natural, petróleo, aço e poliéster. Através desses componentes é feita uma borracha especial capaz de garantir o desempenho adequado ao veículo.
A importância dos pneus é facilmente explicada: eles são o únicos ponto de contato entre o seu veículo e o solo. Não importa se o seu veículo tem o melhor motor, freio e ABS; todo o funcionamento é comprometido caso os pneus não estejam em boas condições.
Destacamos abaixo suas 4 funções essenciais:
- Suportar o peso do veículo, somado a toda carga transportada;
- Colaborar no amortecimento contra buracos e irregularidades no solo;
- Transmitir o torque do motor para o solo, colocando o veículo em movimento;
- Gerar resistência contra o chão, freando o veículo.
Tipos de pneus
On road ou convencional
Sendo o tipo mais comum, o pneu on-road é utilizado predominantemente em asfalto. Seu desenvolvimento tem como objetivo o favorecimento do desempenho do carro, possuindo uma maior área de contato com o asfalto. Tem como pontos positivos uma maior aderência e ótima eficiência no escoamento de água.
Off road
Com outra proposta, os pneus off-road são utilizados em estradas e lama, apresentando duas características principais: frenagem acima da média e alta estabilidade.
Esse tipo de pneu possui características fundamentais para resistir a eventuais terrenos irregulares sem passar por grandes deformações. Os benefícios na frenagem são nítidos, tendo eficiência até mesmo na lama. Sua estrutura robusta conta com rodagem mais espaçada, carcaça reforçada e sulcos largos.
Pneu misto
Com sua estética forte e alta resistência, esse tipo é Ideal para asfalto e estradas. Entretanto, essa versatilidade possui pontos positivos e negativos. Sua utilização aumenta o consumo de combustível do carro, além de gerar maiores níveis de ruído em altas velocidades.
Contar com um pneu mais versátil também tem seu preço, sendo mais caro que os pneus com utilidade mais específica. Por isso, o pneu misto é indicado somente para quem realmente lida com os dois tipos de pista em seu cotidiano.
Pneu verde
Também chamado de pneu ecológico, seu nome é dado por sua relação favorável ao meio ambiente. Foi desenvolvido com o objetivo de diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes em seu processo de produção.
Esse tipo de pneu é mais leve, possui maior durabilidade e produz menos ruídos que os tradicionais. Além disso, seu desempenho em pistas molhadas é extremamente eficiente, reduzindo o risco de aquaplanagem.
Como funciona na prática?
O único tipo de pneu que pode ser utilizado em qualquer circunstância é o misto. Caso tente usar um pneu off-road no asfalto, ocorrerá um desgaste muito grande e mal-estar para todos dentro do veículo. Por outro lado, caso se arrisque em utilizar um pneu on-road em uma estrada, esteja preparado para ver o seu carro prezo ou deslizando no solo.
Manutenção dos pneus
Descuidos com os pneus podem trazer sérios riscos a segurança, defeitos mecânicos e até mesmo multas. Separamos algumas dicas para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro e economizar.
Rodízio dos pneus
No rodizio o mecânico inverte os pneus de lugar, gerando um desgaste mais equilibrado ao longo do tempo. Essa ação previne possíveis desgastes irregulares, além de evitar alto consumo de combustível e ruídos vindos dos pneus.
Calibragem dos pneus
É muito importante que o pneu esteja com a pressão recomendada pela fabricante através do manual. Calibrados da forma correta, o pneu irá gerar menos calor quando em atrito com o solo, resultando em economia de combustível e diminuição no desgaste.
Alinhamento e balanceamento
Buracos e irregularidades são os principais vilões que fazem necessário o alinhamento e balanceamento do carro. O alinhamento deve ser realizado a cada 5 mil quilômetros, enquanto o balanceamento deve ser feito sempre que o condutor começar a sentir o volante tremer em velocidades elevadas ou quando feita a troca dos pneus do veículo.
Agora você já sabe qual o tipo de pneu adequado para as suas necessidades e como conserva-lo de forma correta. Faça a escolha consciente e esteja sempre atento a sua conservação, garantindo economia e segurança no dia a dia.
Quer proteger seu veículo pagando somente pelo o que você realmente precisa? Na Pratic ABM você conta com a melhor proteção veicular do Brasil. Clique aqui e solicite sua cotação agora mesmo!