Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
tudo sobre gnv

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GNV

O constante aumento nos preços de gasolina e etanol obriga motoristas a buscarem por formas de economizar com combustível no cotidiano. Com o preço de carros elétricos ainda fora de cogitação para a esmagadora maioria dos brasileiros, o Gás Natural Veicular surge como a principal opção para reduzir gastos.


Antes de fazer a transição para o Gás Natural Veicular é muito importante entender exatamente o que é o combustível, seu funcionamento, vantagens e desvantagens.


Não deixe de ler esse artigo até o fim para entender tudo sobre o GNV e garantir que de fato é a melhor escolha para as suas necessidades.



Leia também: carro com alto consumo de combustível: o que pode ser?



Gás natural veicular (GNV): O que é?


O GNV é um combustível em estado gasoso composto majoritariamente por metano. Sua extração é feita de rochas porosas, calcárias ou em arenitos no subsolo.


O Gás Natural Veicular pode ser usado para mover a maior parte dos carros encontrados no mercado, apesar de ser necessárias adaptações no veículo para que isso aconteça. No momento, não é possível encontrar nenhum modelo que saia de fábrica já adaptado para esse tipo de combustível.


A adaptação através do Kit GNV deve sempre ser realizada em locais autorizados, seguindo todas as leis e normas estabelecidas. Instalações feitas fora do padrão podem representar um grande risco.



Vantagens


Economia

 

A economia é a principal vantagem para quem opta por utilizar Gás Natural Veicular. O combustível é encontrado nos postos sempre mais barato que a gasolina e etanol. Seu preço também está menos exposto a variações bruscas.


Apesar de ser um combustível mais barato, nem sempre o GNV é a melhor escolha. Isso porque também precisam ser considerados os valores gastos para instalação do Kit Gás, manutenções do cilindro e registro no Detran.


O Gás Natural Veicular costuma ser uma ótima opção para motoristas que utilizam bastante o carro no dia a dia e consequentemente lidam com um alto gasto para abastecer. Para descobrir se o GNV vale a pena para você, acesse a calculadora da Gasmig e compare os gastos com os combustíveis tradicionais.



Segurança


Apesar de haver muitos questionamentos quanto a possíveis explosões, de acordo com o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o GNV é um combustível completamente seguro.


Seu sistema possui cerca de 8 mecanismos de segurança para garantir pleno funcionamento. Em sua válvula, estão presentes quatro dispositivos responsáveis por regular o comportamento do gás, garantindo que não haverá excesso de pressão, temperatura ou fluxo. Além disso, caso o cilindro seja exposto a uma temperatura superior a 108 °C, será iniciado o processo de dissipação do gás para que o sistema não entre em combustão.


De acordo com especialistas, acidentes envolvendo carros a gás estão relacionados a modificações feitas sem conformidade com a lei. Em geral, explosões registradas durante o abastecimento são ocasionadas por adaptações feitas com botijão de cozinha, que não são capazes de resistir à pressão do GNV.


Para garantir a segurança, é fundamental manter a manutenção do veículo em dia e se assegurar que o posto de combustível também passa por manutenções regularmente. Ao instalar o cilindro do Kit Gás, observe também se o mesmo é de aço e não possui soldas.



Sustentabilidade


Em meio a diversos estudos visando desenvolver fontes limpas de combustível, o GNV é visto como uma opção de transição, sendo menos agressivo ao meio ambiente que combustíveis tradicionais.


O gás natural se apresenta como uma opção eficaz para diminuir a dependência do petróleo. Sua utilização reduz em 65% a emissão de gases poluentes responsáveis pela intensificação do efeito estufa.



Desvantagens


Perda de potência


Não existem apenas vantagens na utilização desse combustível. É comum perceber o carro ligeiramente mais fraco no dia a dia, uma vez que especialistas apontam que o carro perde em média 4% da sua potência.


Com menos potência é necessário acelerar um pouco mais para colocar o carro em movimento, gerando maior esforço também da embreagem. Além disso, com a instalação do cilindro é comum que o carro fique mais pesado e em alguns casos precise de reforço na suspensão.



Espaço no porta-malas


Ponto determinante para muitos motoristas, o kit gás compromete um espaço considerável no porta-malas do carro. Em modelos compactos, por exemplo, o cilindro chega a comprometer até um terço do armazenamento. Já em modelos maiores, como um SUV, o equipamento ocupa cerca de um quinto do espaço disponível.


Ao considerar uma eventual troca para o GNV, é necessário medir quão importante é o espaço de armazenamento para a sua utilização do carro. Por exemplo, caso tenha o costume de fazer viagens em família, perder esse espaço pode ser algo fora e cogitação.



Custo de instalação


O custo de instalação não pode ser ignorado na hora de calcular se vale a pena ou não utilizar o GNV em seu carro. A instalação do Kit Gás varia de 4 a 7 mil, dependendo sempre do tamanho do cilindro e do modelo do automóvel.


Considerando o custo de instalação, a adaptação no veículo só vale a pena nos casos em que o carro é utilizado com uma maior frequência, fazendo uma maior quilometragem por mês. Além disso, essa também não é uma boa opção se você pensa em trocar de carro em um futuro próximo.



Garantia de fábrica


Outra desvantagem é que veículos zero quilômetro perdem a sua garantia quando instalado o Kit Gás. Para as montadoras, a justificativa é que o carro com GNV tem a sua estrutura alterada.



Vale a pena instalar o kit GNV no meu carro?


E a resposta de ouro é: depende! Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Economia no combustível, desvalorização do veículo, preço de instalação, documentação, burocracia e vários outros.


Faça você mesmo o cálculo através da calculadora da Gasmig e considere também os fatores que fogem da matemática. Dessa forma você será capaz de tomar a melhor decisão considerando as suas necessidades.



Na Pratic ABM você recebe até 50% de desconto na primeira mensalidade da sua Proteção Veicular. Clique aqui e solicite sua cotação personalizada através de um de nossos consultores especializados.


Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 jan., 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 jan., 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 dez., 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
06 dez., 2022
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? Com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
29 nov., 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 nov., 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 nov., 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
04 out., 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 set., 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?
23 ago., 2022
Você sabe o que fazer em caso de incêndio automotivo? Confira essas dicas importantes dadas por bombeiros especialistas.
Share by: