Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com

Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?

Todo motorista está sujeito a se deparar com um incêndio no carro durante a vida. Durante essa infelicidade, é importante saber como agir para evitar maiores prejuízos.


Com a ajuda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMRJ) foram levantadas as principais dicas para assegurar sua segurança em casos de incêndio em veículos.


Entender as causas mais comuns de incêndios em veículos é um primeiro passo importante para prevenir este tipo de ocorrência. Segundo especialistas, a manutenção do veículo é fundamental para impedir vazamentos, ressecamento ou rompimento de peças do motor.

 

Separamos alguns outros motivos comuns:

 

  • Pane elétrica;
  • Bateria mal instalada;
  • Explosão de equipamentos no interior do veículo.

 

Ao observar fumaça saindo do capô do carro, a orientação é parar o veículo imediatamente em local aberto e o mais afastado possível de outros carros. Em seguida, desligue a chave de ignição e oriente a saída de dos passageiros.



Leia também: Roubo e furto de veículos: saiba onde acontece e como se proteger



Em um primeiro momento, tente controlar o incêndio com o extintor. Caso não seja possível controlar as chamas, se afaste do veículo imediatamente. Em todas as situações, ligue para o Corpo de Bombeiros (193). Independente de aparentar estar sob controle, são comuns os casos de reignição.

 

Vale ressaltar um alerta para os carros com GNV, que podem possuir um cilindro com combustível altamente inflamável na parte traseira, ficando mais propício a vazamentos. Ao ligar para o Corpo de Bombeiros, informe também o local onde está instalado o cilindro.

 

Ainda segundo especialistas, uma dica importante é evitar abrir todo o capô de uma só vez, já que as chamas podem aumentar drasticamente em contato com o ar, causando ferimentos ao motorista.

 

Uma das principais dúvidas está relacionada a explosões de carros. Apesar de ser um dos maiores receios, nem toda situação de incêndio de veículo gera explosão. Isso porque depende de fatores como o tempo de exposição ao fogo e área do carro atingida.

 

Apesar de não ser mais um item obrigatório no carro desde outubro de 2015, os bombeiros aconselham que todos os motoristas tenham o extintor do tipo ABC em seus veículos e aprendam a utilizá-lo. O conhecimento sobre o tema é fundamental para utilizar o equipamento da forma correta e evitar maiores perigos que podem ocorrer devido a sua má utilização.

 

Por último, caso um motorista aviste um outro veículo pegando fogo nas proximidades, recomenda-se manter a distância segura de aproximadamente 50 metros.

 

Essas dicas podem te proteger e ajudar você a proteger outras vidas.

 


Só na Pratic você encontra a melhor Proteção Veicular do Brasil com preços acessíveis e proteção completa. Clique aqui e solicite seu orçamento personalizado!

Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 jan., 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 jan., 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 dez., 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
06 dez., 2022
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? Com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
29 nov., 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 nov., 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 nov., 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
04 out., 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 set., 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Direito dos motoristas: o que pode ou não ser exigido em relação a multas, licenciamento e IPVA.
16 ago., 2022
Entender sobre os direitos do motorista é de grande importância para se resguardar contra eventuais injustiças. Por isso, separamos essa lista com as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser exigido em relação a multas, licenciamento e IPVA.
Share by: