Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com

5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça

Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? A procura pelo seminovo ideal pode ser mais longa do que o desejado, porém com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.

 

Para te ajudar no momento dessa escolha, separamos uma lista com as dicas mais importantes para comprar um carro usado sem ter dor de cabeça.

 


Procure um local de confiança

 

Caso opte por ir a uma loja especializada em carros usados, verifique com antecedência as avaliações disponíveis na internet. Caso a loja não tenha presença online, desconfie e seja cauteloso.

 

Cuidado também com preços muito abaixo do mercado, as famosas ‘’ofertas imperdíveis’’. O caso mais comum de fraude é quando a loja burla a quilometragem no painel do carro usado, limpam peças para ocultar vazamentos e realizam consertos superficiais para esconder avarias.

 

Antes de visitar uma loja ou vendedor, faça uma lista de itens relevantes para não esquecer de perguntar. A dica de ouro é levar o carro usado para um profissional de confiança realizar uma avaliação mais minuciosa. 



A importância da documentação

 

Com a documentação em mãos é possível revisar informações para evitar os tão temíveis golpes. Carros alienados, carros em leilão, informações de batidas, reformas gerais, tudo isso consta nos documentos, e por isso devem ser exigidos.

 

Outra forma de evitar futuros problemas é fazer um laudo cautelar e verificar toda a documentação nos mínimos detalhes. Uma vez que adquirir o carro, solicite o manual do proprietário, ele será fundamental para ajudá-lo na manutenção do dia a dia.

 

Vale também ter muita atenção ao histórico de manutenção do veículo antes de realizar a compra. Atualmente, existem diversas formas de guardar as informações de manutenções do veículo, entre eles aplicativos que permitem visualizar as revisões realizadas e atrasadas.



Danos para verificar no veículo


Parece ser algo simples, pois parece ser inevitável averiguar o que está visível aos olhos, mas é essencial ser minucioso. Observe desde a limpeza interna à qualidade do combustível usado. Verifique também se as informações e registros condizem com as condições dos itens do veículo. 


Alguns itens que são indispensáveis para verificar em um carro usado:


- Pintura;

- Portas;

- Capô;

- Teto;

- Para-choques; 

- Data de fabricação dos pneus;

- Irregularidades na lataria;

- Desgaste nos estofados, volante e pedais;

- Cheiro (caso tenha passado por alagamentos).


Com uma boa inspeção, você mesmo pode notar se houve ou não uma alteração no hodômetro (indica quanto o veículo já percorreu) 



Faça um test drive


Fique à vontade de pedir para dar uma volta no veículo. Dirigir o carro usado que deseja comprar é essencial, sendo uma forma mais simples e eficiente de analisar o desempenho, entre outros detalhes. 



Ah, não se intimide, dirija alguns quilômetros e dê atenção nesses pontos:


- Som do motor;

- Troca das marchas; 

- Pedais (acelerador, freio e embreagem);

- Dirigibilidade;

- Trepidação do painel;

- Barulhos no interior do carro;

- Freios;

- Alinhamento (suspenção).



Cuidados com o seu novo carro usado

 

Ao utilizar um carro usado, tenha alguns cuidados para preservá-lo e aumentar a sua longevidade. Utilize combustível de qualidade e óleos de boa procedência. A utilização de bons óleos e fluídos garantem uma melhor lubrificação e evitam atritos e desgastes nos componentes. Isso com certeza contribuirá para o aumento da vida útil do motor do carro.

 

Essa prática também garantirá a limpeza e refrigeração do motor, aumento da economia do combustível, redução de gases poluentes e garantia do desempenho pleno do veículo.

 

Com paciência, pesquisa e as informações corretas, você compra o seu carro usado sem dor de cabeça.



Quer proteger o seu veículo seminovo com os melhores benefícios? Clique aqui e saiba mais!



Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 jan., 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 jan., 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 dez., 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
29 nov., 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 nov., 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 nov., 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
04 out., 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 set., 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?
23 ago., 2022
Você sabe o que fazer em caso de incêndio automotivo? Confira essas dicas importantes dadas por bombeiros especialistas.
Direito dos motoristas: o que pode ou não ser exigido em relação a multas, licenciamento e IPVA.
16 ago., 2022
Entender sobre os direitos do motorista é de grande importância para se resguardar contra eventuais injustiças. Por isso, separamos essa lista com as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser exigido em relação a multas, licenciamento e IPVA.
Share by: