Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
Revisão do carro: checklist completo

Revisão do carro: Checklist completo e principais cuidados

Para muitas pessoas o fim do ano é sinônimo de preparar a próxima viagem e fazer as malas. Seja para uma viagem longa ou apenas um bate-volta, a revisão do carro é com certeza um item que não pode ficar de lado.


Deixar de fazer a revisão pode significar um risco para você e sua família. Por isso, não deixe de fazer a revisão e garantir que o veículo tem plenas condições para pegar a estrada em qualquer circunstância.


Quer saber tudo que deve ser feito para viajar com tranquilidade e segurança? Nesse artigo separamos um checklist de revisão do carro para você não deixar passar nenhum item importante. Confira todas as informações e não deixe de tomar todos os cuidados necessários.



Por que fazer manutenção preventiva?


A manutenção preventiva é aquela realizada de tempos e tempos para prevenir eventuais problemas no carro. Isso porque o veículo é formado por peças que possuem vida útil e necessitam ser trocadas próximo desse período limite.


Além da forma de dirigir, a manutenção preventiva é outro fator de grande importância para dar segurança para o motorista e todos os envolvidos no trânsito. Fazer a revisão é a garantia que todos os sistemas do carro estão funcionando corretamente.


A realização da manutenção também é capaz de gerar economia ao motorista. Revisar os componentes sempre é mais barato do que lidar com eventuais panes causadas pela displicência, uma vez que essa pode causar danos em diversos outros componentes.


Mesmo que seu veículo tenha passado por todas as revisões dentro do prazo adequado, é indispensável a verificação do seu funcionamento antes de pegar a estrada. Com certeza é mais fácil realizar essa verificação antes de sair, se poupando do estresse de ter qualquer contratempo no trajeto.



Caso ainda não esteja muito seguro para pegar a estrada, temos um artigo com 10 dicas para dirigir na estrada que pode te ajudar a conquistar a confiança necessária.



Checklist para revisão do carro


Se o seu carro esteja com todas as manutenções preventivas em dia, é possível checar alguns itens por conta própria e garantir uma viagem mais segura. Entretanto, caso suas revisões estiverem atrasadas, o cenário muda. É preciso levar o veículo em uma oficina de confiança ou consultar o manual do modelo para identificar quais peças podem estar ultrapassando o seu tempo de vida útil.


Acompanhe abaixo alguns componentes básicos que devem ser averiguados para garantir o funcionamento correto do veículo.



Pneus


Com certeza um dos itens mais importantes para verificar antes de qualquer viagem. Considerando a velocidade média bem superior a utilizada em áreas urbanas, os pneus são peças fundamentais para garantir segurança. Eles vão proporcionar a aderência necessária do veículo, gerando estabilidade para uma direção tranquila.


De maneira nenhuma deve ser considerado viajar com pneus carecas. Nessas circunstâncias o carro possui pouquíssima aderência ao asfalto, aumentando o risco de acidentes em altas velocidades. Em caso de chuva o perigo é amplificado, uma vez que ainda é necessário lidar com a aquaplanagem eventualmente.


Outra condição a ser analisada é a calibragem do pneu, sem esquecer do estepe. É importante conferir o nível de calibragem ideal no manual do veículo, já que é comum que haja diferenças de calibre para rodar na cidade e em estradas.



Alinhamento e balanceamento

 

Alinhamento e balanceamento são pontos que não podem faltar no checklist, uma vez que possuem relação direta com a dirigibilidade e estabilidade do veículo.


A utilização do automóvel desbalanceado gera desconforto para dirigir e desgaste irregular nos pneus. Isso ocorre porque veículos desbalanceados tendem a puxar para um lado, distribuindo o peso de forma prejudicial.


A recomendação é que o alinhamento e balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros. Caso seu carro já esteja próximo dessa marca, antecipe a manutenção antes de qualquer viagem para garantir a segurança e tranquilidade no percurso.



Lubrificação


Esse componente é o responsável por resfriar todo o sistema e lubrificar as peças, evitando alto atrito entre elas. Devido a sua grande importância, o óleo deve estar sempre em nível adequado e ser substituído regularmente, já que perde suas propriedades e eficiência com o tempo.


Para verificar o nível de óleo basta puxar a vareta do compartimento do motor. Observe a marcação de referência e complete caso necessário. Nesse caso, também recomendamos antecipar a troca do líquido caso vá viajar.



Filtros


Mantenha sempre limpos os filtros de ar, do combustível e do óleo do motor. Deixar acumular sujeira excessiva nos filtros pode ocasionar grandes danos ao veículo. Consulte o manual para saber em quanto tempo deve ser feita a troca.



Água do radiador


O líquido do radiador é de grande importância para manter a temperatura correta do veículo e seu pleno funcionamento. Outra dica é, durante a manutenção periódica, solicitar que o mecânico avalie alguns itens como ventoinha, válvula termostática e bomba de água.



Lâmpadas


Fique sempre de olho no funcionamento das lâmpadas do carro. Faróis, lanternas e indicadores de seta precisam estar funcionando perfeitamente para não representar um risco para você e todos em volta.


Dirigir com lâmpada queimada também configura infração de trânsito, gerando multa e perda de pontos na carteira.



Acessório e ferramentas


Chave de roda, estepe, triângulo e macaco não podem faltar no seu veículo. Você não vai querer ficar na rua por um simples pneu furado.


Também recomendamos ter uma pequena caixa de ferramentas com alicate, chave de fenda, chave Philips, lanterna e mais qualquer item que você achar necessário. Esse kit pode ser um grande amigo para pequenos reparos emergenciais.



Palhetas e limpadores para-brisa


Durante uma chuva forte é de grande importância o funcionamento correto do para-brisa. O mau funcionamento pode prejudicar a visibilidade e até mesmo gerar arranhões no vidro. Caso note qualquer sinal de desgaste não deixe de realizar a troca.



Freios


Não é preciso relembrar a importância do sistema de freios de um carro em qualquer circunstância. Enfrentar uma falha no freio significa um grande risco à vida, principalmente se isso ocorrer na estrada. Por isso, a revisão desse item tem presença obrigatória em qualquer checklist.


Fique atento a vazamentos, barulhos ou qualquer perda de eficiência ao frear. Esses são sintomas comuns de um sistema de freio com mau funcionamento.



Com o checklist em mãos, agora é hora de conferir todos os pontos e garantir segurança para você e sua família. Não deixe também de dirigir com responsabilidade e respeitar as leis de trânsito.



Viaje despreocupado com o seu veículo 100% protegido. Na Pratic ABM você protege seu carro a partir de R$79,90 por mês. Clique aqui e solicite sua cotação personalizada!


Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 jan., 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 jan., 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 dez., 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
06 dez., 2022
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? Com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
29 nov., 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 nov., 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 nov., 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
04 out., 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 set., 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?
23 ago., 2022
Você sabe o que fazer em caso de incêndio automotivo? Confira essas dicas importantes dadas por bombeiros especialistas.
Share by: