Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
GNV mais caro a partir de 2022

GNV deve sofrer aumento de 50% a partir de janeiro de 2022

ATUALIZAÇÃO: O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acaba de acatar o pedido da Assembleia Legislativa (Alerj) e vetar o aumento do gás proposto pela Petrobras. Leia abaixo e saiba mais sobre o caso.


A partir de janeiro de 2022, quem abastece o carro com Gás Natural Veicular (GNV) vai pagar mais caro. Isso porque a Petrobrás já sinalizou um aumento de 50% nos contratos com as distribuidoras.

 

Embora o percentual ainda não tenha sido confirmado oficialmente, a Naturgy (antiga Ceg) sinalizou que a partir do próximo mês passará a valer o reajuste na compra do gás com a Petrobras.

 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), a Petrobras propôs inicialmente um reajuste de 100%, porém optou por reduzir para 50% posteriormente.

 

 

Motivo do aumento

 

Para o diretor do Comitê Nacional do GNV, Gabriel Kropsch, o aumento se dá devido a três eventos distintos. O aumento do preço do petróleo, o aumento da taxa de câmbio e o aumento da alíquota do preço do barril.

 

Segundo a Naturgy, o reajuste estabelecido pela Petrobrás ocorrerá devido à alta dos preços de gás internacionais e da variação do Brent e do Dólar. A distribuidora ainda alegou que o aumento do preço não traz qualquer ganho para si.

 

Especialistas também afirmam que o reajuste do preço está relacionado ao aumento de demanda, que sempre ocorre durante o inverno no hemisfério norte. Durante esse período o gás é utilizado para abastecer sistemas de aquecimento nas regiões mais frias. A tendência é que essa demanda diminua apenas em abril.

 

 

Como fica para o consumidor?

 

Apesar do aumento assustador estabelecido pela Petrobras, o reajuste não deve atingir o consumidor em sua totalidade. A expectativa é que, nas bombas, o aumento seja de R$0,60 a R$1 por m³ de GNV. Para especialistas, um aumento de 50% para o cliente final é um cenário impensável.

 

 

Alerj move ação contra aumento

 

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) entrou com uma ação na justiça visando barrar o aumento de 50% no preço do gás. O movimento tem como objetivo cancelar o reajuste que passará a entrar em vigor no dia 1° de janeiro. A mudança ameaça não só o bolso dos consumidores, mas também as indústrias e comércios que dependem desse combustível.

 

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) entrou em novembro com uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) denunciando o aumento abusivo. A Petrobras é responsável por fornecer 80% do gás natural comercializado no Brasil.

 

O aumento vem causando reações não só no Rio de Janeiro. Em estados como Ceará, Sergipe e Alagoas já foram concedidas liminares que suspendem a alta agendada para o início do próximo ano.

 


Ainda vale a pena usar GNV?

 

Para Celso Mattos, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do estado do Rio de Janeiro (Sindirepa RJ), o GNV segue sendo vantajoso por oferecer maior autonomia, ser menos poluente e, principalmente, conceder desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

Para ele, uma redução no IPVA superior a 60% é considerável, principalmente  no cenário atual de alta nos preços de veículos.

 


Se você ainda não sabe se vale a pena optar pelo Gás Natural Veicular, temos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Aqui na Pratic ABM você conta com a melhor Proteção Veicular do Brasil com mensalidades que cabem no seu bolso! Solicite sua cotação personalizada com um de nossos consultores.

Dicas para dirigir com segurança em períodos de chuva
17 jan., 2023
Período de chuvas requer atenção redobrada no trânsito: veja dicas para dirigir com segurança
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
10 jan., 2023
Segundo IBGE Brasil tem 64 roubos e furtos de carro por hora
conheça os carros que saíram de linha em 2022
13 dez., 2022
Retrospectiva: conheça os carros que saíram de linha em 2022. Mais de 10 carros não são mais vendidos no país; veja quais são.
5 dicas para comprar um carro seminovo sem ter dor de cabeça
06 dez., 2022
Será que realmente vale a pena comprar um carro usado? Com as informações corretas em mãos, a compra pode ocorrer de forma segura e benéfica.
29 nov., 2022
Carro usado de locadora é um bom negócio? Acesse e confira as principais dicas na hora de comprar.
7 carros que consomem muito combustível
22 nov., 2022
Você conhece os principais beberrões do mercado nacional? Conheça 7 carros que consomem muito combustível.
Como saber se a placa do seu carro foi clonada?
16 nov., 2022
Você sabe descobrir se a placa do seu carro foi clonada? Essa prática é extremamente comum e pode causar grandes problemas para o proprietário do veículo. Acesse e saiba mais.
Gasolina e GNV quase no mesmo valor
04 out., 2022
Preço do GNV não para de subir e fica próximo de se igualar à gasolina. Acesse e entenda.
Motoristas homens provocam mais acidentes do que mulheres no Brasil
27 set., 2022
Você sabia que motoristas homens causam mais acidentes do que as mulheres no Brasil? Saiba o que o estudo da Unicamp diz sobre.
Incêndio automotivo: você sabe o que fazer?
23 ago., 2022
Você sabe o que fazer em caso de incêndio automotivo? Confira essas dicas importantes dadas por bombeiros especialistas.
Share by: