
O que fazer quando meu carro é roubado
Ninguém espera ter o seu carro roubado, mas infelizmente todo motorista está sujeito a essas situações no cotidiano. Desde o começo da pandemia, por exemplo, roubos e furtos de carros cresceram mais de 14%.
Passado o momento de susto, é comum que surja a preocupação com o prejuízo financeiro após perder um bem de tanto valor. Por isso, manter o seu carro protegido é algo de grande importância para ter respaldo e tranquilidade.
Separamos um passo a passo com tudo que você precisa saber, e fazer, caso tenha a infelicidade de ter o seu carro roubado.
Registre um boletim de ocorrência
Procure se acalmar, respire e ligue o quanto antes para a polícia para fazer um boletim de ocorrência.
Quanto mais rápido fizer isso, maiores são as chances do veículo ser recuperado. Isso porque, além de ser um procedimento necessário para acionamento de qualquer proteção do seu veículo, também irá fazer com que as autoridades mobilizem unidades policiais próximas com o objetivo de recuperar o seu carro.
No momento de registrar o boletim, procure se lembrar do máximo de detalhes, como horário, local, testemunhas e informações sobre o veículo. Sinalize também caso algum documento tenha sido levado junto. Com essas informações a probabilidade da polícia recuperar o veículo é maior.
Comunique a PRF
Apesar de poucas pessoas saberem,
a PRF (Polícia Rodoviária Federal) conta com um serviço dedicado a alertas instantâneos de roubo e furto, chamado de sinal (Sistema Nacional de Alarmes).
O serviço gera um alerta para a corporação sobre ocorrências de crimes dessa categoria. O Sinal é responsável por dificultar a fuga com o seu carro para outras cidades e estados.
É importante lembrar que apesar de sua importância,
o Sinal não substitui a emissão do boletim de ocorrência pela Polícia Civil.
Entre em contato com a sua Proteção Veicular
Para dar início ao processo de ressarcimento, o boletim de ocorrência, documentos pessoais e do carro são indispensáveis. Por isso, recomendamos que tenha sempre cópias de todos esses documentos, já que na maioria dos casos eles costumam ser levados junto com o carro.
Na
Pratic ABM, por exemplo, você garanta amplo respaldo em caso de roubos e furtos. O atendimento é rápido e todo o processo com pouca burocracia, diferente do que normalmente vemos em seguradoras tradicionais.
Reembolso do IPVA
Outra forma de minimizar o prejuízo ao ter o carro roubado é solicitar a restituição de parte dos valores do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para isso, é importante verificar se a legislação do seu estado permite esse procedimento.
Caso o seu estado permita a restituição, basta disponibilizar a documentação solicitada e aguardar o depósito em sua conta corrente. O valor será calculado com base no período em que o proprietário ficar sem o seu carro.
Como dificultar um roubo?
Existem diversos itens de segurança no mercado que podem ser seu aliado na hora de evitar roubos e furtos. Além disso, algumas dessas tecnologias contribuem também para facilitar a recuperação do seu veículo.
Rastreador
Esse dispositivo, em sua maioria, utiliza de GPS para fazer o rastreamento do carro. Na
Pratic, por exemplo, os associados possuem um rastreador instalado em seu carro,
podendo realizar o acompanhamento em tempo real da localização do veículo através do aplicativo.
Corta-corrente
Também conhecido como “segredo”, o corta-corrente tem como objetivo impedir a partida do veículo, não permitindo que o veículo seja ligado. Alguns dispositivos mais avançados permitem ainda que os ladrões rodem um pouco com o carro até que seja parado pela tecnologia embutida.
Dessa forma é possível evitar confrontos perigosos com os criminosos.
Bloqueador
O bloqueador funciona cortando a alimentação de combustível do veículo caso outro dispositivo seja acionado, como o alarme. Esse bloqueio também pode ocorrer de outras formas, sendo através de um botão secreto, controle remoto ou aplicativo para smartphone.
Travas
As travas podem ser de volante, pedal, freio de mão e marcha. Estes dispositivos consistem em barras de aço fundido, impedindo o acionamento do veículo através de travas que impedem o funcionamento de algum componente fundamental do veículo.
Alarme automotivo
O alarme é com certeza o dispositivo de segurança mais famoso e utilizado no Brasil. A ferramenta pode funcionar de duas formas. No alarme perimétrico, o disparo sonoro é acionado caso as portas ou o porta-malas sejam abertos. Já no modelo volumétrico, o dispositivo detecta movimentações no interior do carro, emitindo o alerta sonoro.
Insufilm e película de segurança
Além do fator design,
o insufilm também é um item de segurança. Sua utilização pode reduzir em até 75% a visibilidade dos vidros, dificultando a visibilidade de pessoas malintencionadas quanto a o que está dentro do veículo. Para garantir a conformidade com a lei, separamos os limites de visibilidade permitidos para instalação de insufilm:
75% no para-brisa;
70% nos vidros laterais e dianteiros;
28% nos vidros traseiros.
Torcemos muito para que ninguém tenha que passar pela desagradável situação de ter o seu carro roubado ou furtado.
No entanto, para minimizar os prejuízos financeiros, tenha sempre esse passo a passo em mente.
Não deixe de proteger o seu carro com a melhor proteção veicular do Brasil!
Clique aqui e solicite agora mesmo a sua cotação personalizada com um de nossos consultores.